#RESENHA: Uma Vida Muito Além das Expectativas.

333

Hello, Lady and Gentleman.

Prazer estar aqui, nós três. Eu, você e eu.

Então. Como já bem sabem, sou a Três é Demais. Fazendo jus ao meu número, dentro do #SeteMentesQueBrotam farei três resenhas sobre biografias. Postadas nas próximas terças-feiras (Hoje e mais duas). Sendo elas: “Uma Vida Muito Além das Expectativas”, “Maysa – Só Numa Multidão de Amores” e “Tim Maia – Vale Tudo.”
Serão comentários e sensações única e exclusivamente minhas. Sujeitas a críticas, comentários e discordâncias.

Tendo fim a lenga lenga.

Primeira Resenha Biográfica.

Por Evelyn Trovão.

Uma vida muito além das expectativas

Sidney Poitier
Se eu precisasse resumir, eu diria que é uma história de altos e baixos.
Fugindo do formato habitual das obras auto biográficas, Poitier escreve cartas para Ayele, sua primeira bisneta.
Doçuras  infinitas que descrevo com auxílio da sinopse.
Uma Vida Muito Além das Expectativas Sidney Poitier
Uma Vida Muito Além das Expectativas – Sidney Poitier
Neste livro, Poitier reflete sobre as questões mais profundas e as passagens mais significativas de sua vida, as virtudes que o ajudaram a superar os momentos mais difíceis e o senso de propósito da história que o fortaleceu. Ele enfatiza a importância do papel da fé em uma era globalizada, assim como a nossa responsabilidade em relação à Terra e às gerações futuras. Em Uma Vida Muito Além das Expectativas, Poitier oferece conselhos inspiradores e histórias pessoais registrados em cartas para sua bisneta. Uma narrativa para todos aqueles que admiram seu exemplo e buscam a sabedoria que somente um homem de vasta experiência pode oferecer.
Levando em conta que o livro passeia solto entre a biografia e um livro de memórias, ele saiu do lugar comum. Uma narração muito próximas, sem muitas frescuras para dizer que não sabe como exatamente aconteceu – bem ao estilo de memória.- Abusando de contextos históricos – bem ao estilo de biografia. – O ator consagrado conseguiu desenhar com lápis de cera grosso os contornos de sua vida. Passagens realmente emocionantes do convívio familiar foram os pontos altos da obra.
Contudo não posso deixar de comentar as partes não tão legais. Os questionamentos profundos – sem dúvidas, relevantes – tomaram proporções exageradas, na minha humilde opinião. Beirando ao chato em algumas cartas.
Cartas. Confesso meu irrevogável e irrefutável amor por elas. Talvez esse formato diferente tenha me feito superestimar o exemplar. Todavia afirmo: 87% do livro é fabuloso. É para quem não é “cri-cri” como eu, chega a unanimidade positiva facilmente.
Os 13% negativos atribuí à repetição de palavras/expressões e as questões filosóficas já citadas.
Entretanto tudo passa em branco, comparado ao colorido amor do Sidney pela Ayele. Quanta fofura, meu Deus. O jeitinho que o genial ator preparou tudo para esperar as experiências da pequena chegarem foi o ponto culminante para minhas lágrimas rolarem.
Tudo muito bem encaixado, carinhoso e feito para alguém que é foco de muito amor. E é assim que deve ser. Pois nós, leitores, pegamos esse rescaldo de sentimento e transformamos em combustível para ler, trazer para vida e passar a diante.
Lutas, superações, uma dose de humor, sublime genialidade. Encontramos nessa obra fantástica e que me fez ver que toda vida é muito além das expectativa. Se a gente quiser.
Uma Vida Muito Além das Expectativas
Deixe um comentário

